Como lavar

Como se lava as fraldas de pano?
Da mesma forma que você lava as roupas do seu bebê!

As fraldas podem ser lavadas junto com as roupas da casa, da criança ou também pode ser lavadas separadas. Podem ser lavadas à mão, na maquina ou tanquinho, caso lave a mão ou no tanquinho aconselhamos centrifugá-las para facilitar a secagem. 

Aconselhamos apenas colocar pouco sabão para não deixar resíduos e enxaguar muito bem, geralmente um quarto da quantidade de sabão recomendada pelo fabricante já é suficiente. Sabão em pedra não é recomendado porque ele penetra nas fibras ao ser passado no tecido, facilitando manchas e alergias. O excesso de sabão pode, além de causar alergias, diminuir a absorção das fraldas ou causar mal cheiro nas fraldas.

É possível juntar fraldas de mais de um dia para lavar todas juntas, bastando tirar o excesso de resíduos das fraldas e juntando-as num balde com tampa, num saco impermeável ou onde achar mais adequado. As fraldas não devem ficar de molho por muito tempo, se for colocar de molho o melhor é faze-lo apenas pouco antes de lavar. 

Elas não devem ser passadas, passar estraga as fibras aos poucos, diminuindo a absorção.
Não deve ser usado amaciante, que também diminui a absorção das fraldas e deixam resíduos que podem causar alergias e mal cheiro nas fraldas. Se quiser pode-se usar vinagre para amaciar,  cerca de 1 xícara no ultimo enxague.

Deve ser evitado o uso de pomadas para assaduras, pois deixam resíduos nas fraldas difíceis de serem retirados. Assaduras são evitadas com trocas mais frequentes.

Não há necessidade de ferver as fraldas, nem de lava-las com agua quente, isto pode estragar o fechamento dos botões. Lavar com agua quente diminui a possibilidade de resíduos nas fraldas. 

Caso alguma mancha persista deixar ao sol é uma excelente opção, tanto antes de lavar como na secagem. Pode-se usar bicarbonato de sódio na agua e deixar de molho ou usar alvejantes sem cloro. Não se deve usar agua sanitária nas fraldas, pois o cloro estraga os tecidos.