Tipos de fraldas

Quando se fala em fraldas de pano hoje em dia a maioria das pessoas não faz idéia da quantidade de opções que temos disponíveis, entre marcas nacionais e importadas. As velhas fraldas brancas acompanhadas de calças plásticas não deixaram de ser uma boa opção, mas agora são apenas uma opção entre muitas e não mais a unica.

Não existem melhores ou piores, apenas cada uma se adapta melhor à um esquema, além da questão de gosto e possibilidades financeiras.
Todos estes tipos de fraldas e capas tem diversos tamanhos e também tamanhos único, algumas dividem em dois tamanho apenas, outras tem de recém nascido à extra grande.

As capas impermeáveis e calças plásticas hoje são de diversos tipos e materiais, tem as iguais as de antigamente, as mais bonitas, tem fechando com velcro, fechando com botões, tem nacionais e importadas, tem de plástico, de tecidos. Algumas são muito bonitas outras são apenas funcionais, tem por tamanho ou também tamanho único.

Estas capas podem ser usadas com as fraldas de pano comuns ou com uma das fraldas sem impermeável, ao usar capa você pode usar a mesma diversas vezes trocando apenas a fralda interna caso a capa não se suje.

Contorno: é um tipo de fralda sem impermeável, para ser usada com capa. Ela também não possui fechamento de velcro ou botão, são as que mais me lembram as fraldas de pano comuns depois de já dobradas, são feitas com varias camadas de tecido, algumas são um triangulo com uma faixa no meio, outras já se assemelham mais com as descartáveis, possuindo elástico nas pernas.

Ajustadas ou Fitted: é uma fraldas sem impermeável, deve ser usada com capa para não vazar. Elas são feitas com diversas camadas de tecido, possuem elástico nas pernas e cintura, fechamento com velcro ou botão.

Predobrado ou prefold: é uma fralda pré dodrada, lembram um quadrado ou retângulo com uma faixa mais grossa na parte do meio, tem vários modos de usar, pode ser usado dobrado em três partes formando uma faixa dentro de uma capa ou recheio nas fraldas pocket, também como fralda mesmo dobrado de mais de uma forma com uma capa impermeável.

Tudo em um ou AIO (All in One – tudo em um): é a fralda que mais se assemelham com a descartável, ela já vem com o impermeável e as camadas de tecido, pronta para o uso, fechando com velcro ou botão, mais grossas por já vir com todas as camadas, por isto demoram mais para secar.

Tudo em dois ou AI2: é semelhante a AIO, ela já vem com o impermeável e as camadas de tecido, o recheio se separa para lavar, podendo ser preso por botões ou encaixado de alguma outra forma. Fechamento com velcro ou botão.

Tudo em um com bolso ou Stuffable ou AIO com pocket: é bem semelhante a AIO, já vem com o impermeável e com camadas de tecido, mas possui uma abertura onde pode se colocar mais recheio caso queira mais absorção, fecha com velcro ou botão.

Fralda de bolso ou Pocket: é semelhante às capa impermeável, não possui tecido absorvente, apenas uma camada de tecido com uma abertura onde o recheio é colocado, podendo ser retirado para lavar e secar. Diferentemente das capas você não troca só o recheio, coloca todo conjunto para lavar. Fechamento com velcro ou botão.
Também existe alguns artigos relacionados ao uso das fraldas, além das fraldas de pano em si.

Snappi: é um prendedor de fralda. Pode prender as fraldas de pano comum, os contours e os prefolds em diversas de suas dobras, o snappi possui garrinhas que prendem no pano deixando a fralda fechada, sem possibilidade de machucar o bebê, substitui o uso de alfinete ou fita crepe.

Liner ou papeletas de fraldas: é um papel geralmente biodegradável que se coloca entre a fralda e o bumbum do bebê que retém a maior parte solida do cocô, joga-se fora junto com as fezes. Quando é só xixi alguns podem ser lavados e reutilizados.

Liner reutilizável: é um tecido para ser usado entre a fralda e o bumbum do bebê, retém a maior parte do cocô não deixando que passe para a fralda, alguns também podem ser de tecido que dê a sensação de seco ao bebê, não é jogado fora e sim lavado e reutilizado.

Insert ou recheio: é a faixa que se usa dentro das fraldas pocket, tem de diversos materiais, alguns super absorventes como a microfibra que na podem entrar em contato com a pele do bebê.

Doubler ou reforço: é uma faixa usada para aumentar a absorção das fraldas, pode ser usado junto com recheio das pocket ou com qualquer uma das outras fraldas por cima delas ou entre as fraldas e a capas para aumentar a absorção.